Novo Blog
  • Written by Fabiano Weimar
  • December 23, 2013
  • About Balaio

Novo Blog

É costume refletir sobre a vida quando todo final de ano chega. Como implodi meu antigo blog (pois decidi apagar minhas contas do Gmail, Google+, YouTube, Blogger, Facebook, Hotmail, etc) achei que seria uma boa ideia iniciar meu novo blog escrevendo um pouco sobre o que tenho feito.

Tenho estado afastado da comunidade Python, Zope e Plone. Desde 2009, quando defendi meu mestrado, minha vida pessoal virou de cabeça pra baixo. Basicamente eu mudei de cidade (agora moro em São Leopoldo/RS), casei e meu filho, o Filippo, nasceu em abril desse ano. Os 2 últimos anos foram especialmente conturbados. Minha esposa teve uma gravidez delicada, ficando de cama durante meses. O Filippo nasceu com alergia a proteina do leite (não confundir com intolerância a lactose!) e, até descobrirmos o problema, foram mais de 3 meses chorando... dia e noite. Hoje as coisas estão sob controle, mas trabalhar “pra valer” faz tempo que não consigo.

Nos últimos anos o provedor PyTown.com vem sendo minha única fonte de renda, mas apesar do relativo conforto financeiro que esse negócio tem me trazido, sinto que essa situação irá mudar. Todos os provedores de hospedagem vem sofrendo bastante com a evolução da Internet. Mesmo aqueles que se modernizaram sentem dificuldades em se manter competitivos. O falado Cloud Computing iniciou uma competição de preços. Quando criei o provedor em 2006, seu modelo de negócios se justificava. Hoje, apesar de ainda acreditar que o modelo se justifica, o número de clientes só diminui pois meu preço não é competitivo. O fato é que, com o tempo, bons clientes acabam se virando sozinhos, migrando para serviços mais baratos e sem suporte. Clientes ruins tornam-se inadimplentes. Em breve, apenas grandes datacenters e serviços de Cloud Computing monopolizarão a infra-estrutura da Internet.

Além da nova realidade dos provedores de hospedagem, outros fatores me influenciaram na decisão de voltar a trabalhar como empregado (mas não convém escrever sobre eles agora). Vinha sentindo bastante falta da interação com outros desenvolvedores e, principalmente, da sensação de me sentir produtivo. Felizmente não foi difícil arranjar trabalho. Devo começar 2014 voltando a ser desenvolvedor Python.

Pretendo divulgar aqui no blog alguns posts sobre as palestras e cursos a distância que já realizei. Irei divulgar bastante material, especialmente vídeos. Considere esse seu presentinho de natal ;)

Boas Festas!

Trovas do Xiru
Hey There!
What is This?