Cursos
  • Written by Fabiano Weimar
  • May 29, 2015
  • About Plone

Cursos

Há quem acredite que a vida é cheia de coincidências, mas acho que tenho desenvolvido uma certa habilidade: visionar. Admiro bastante o Alan Kay, pela visão de mundo e frases como “The best way to predict the future is to invent it.” ou ainda “The future is not laid out on a track. It is something that we can decide, and to the extent that we do not violate any known laws of the universe, we can probably make it work the way that we want to.". Essa visão otimista e transformadora, simples sem ser simplista, alivia minhas neuras.

Em meados de 2010, visionei um futuro diferente. Acreditava (e, de certa forma, ainda acredito) que dar cursos a distância seria uma opção interessante para complementar minha renda. Eu tenho uma experiência técnica legal e sempre existem pessoas com dúvidas a serem esclarecidas. No entanto, não acredito muito no formato de curso “fechado” e nunca me convenci da real necessidade de pasteurizar minha visão sobre aquilo que falo. Sempre gostei de falar com liberdade, de acordo com o interesse e necessidade de meus alunos. Já cansei de ver gente bastante competente dispendendo um tempo absurdo na criação de apostilas, slides, editando vídeos... tudo para deixar o conteúdo mais “profissional"... Nossa, como isso me incomoda. Fiz isso uma vez, muito anos atrás. Não faço mais, nem farei novamente (espero).

De toda forma, já fazia algum tempo que havia decidido liberar publicamente os vídeos alguns de meus cursos a distância. Como comentei, não são vídeos editados. Eu nunca tive tempo para editar esses vídeos e o que você vê neles é, de fato, tudo ao vivo. Cada dia de aula possui 2 videos, lado a e lado b ;) Quando ministro cursos a distância é muito complicado falar “direto” 3 ou 4 horas. Sempre faço um intervalo de alguns minutos para beber um mate, senão o vivente fica sem voz.

O mais interessante nisso tudo é que, olhando hoje para o conteúdo desses vídeos, parece que eu tinha “bola de cristal". Atualmente trabalho como “desenvolvedor” (entre aspas mesmo, pois o que menos tenho feito é escrever código) e meu dia-a-dia resume-se, basicamente, a fazer o que está nesses 3 vídeos: apoiar na gestão de infraestruturas de redes e administração de servidores de aplicação Python, atuar um pouco na área de segurança (hoje mesmo resolvi um problema relacionado com a libssl) e, acima de tudo, integrar tecnologias. Sinceramente, eu vejo esses vídeos e sinto uma certa vergonha, pelo formato cru, sem edição, mas ainda acredito que eles devem ser úteis.

Segue uma breve descrição dos cursos e os respectivos links para download dos vídeos.

Infraestrutura e Administração de Serviços Python

Realizado de 08/08/2011 a 12/08/2011, esse curso foi ministrado para alunos do SERPRO. O curso fala sobre instalação e configuração do Plone, Squid, Varnish e ainda IPv6.

Download: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Python

Realizado de 03/10/2011 a 07/10/2011, esse curso foi um dos meus maiores sucessos e pensei muito se ia (ou não) liberá-lo. O curso fala sobre o modelo de segurança do Zope e Plone com um enfoque especial no OWASP Top 10. Em alguns desses vídeos eu demostro exploits para vulnerabilidades conhecidas (e corrigidas) do Plone e, sinceramente, durante algum tempo rezei para que esses vídeos não “caissem na net". Se você ainda é afetado por vulnerabilidades que explorei nesses vídeos, alguém não fez o tema de casa ;)

Download: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Plone para Integradores

Realizado de 18/09/2012 a 27/09/2012, esse curso também me trás ótimas lembranças. O curso fala sobre como integrar o Plone com sistemas legados usando SQLAlchemy, webservices SOAP e z3c.form. São explicados e utilizados conceitos do Zope Component Architecture, um tema que coloca medinho em muito desenvolvedor “das antigas". Tive a oportunidade de realizar uma turma desse mesmo curso durante a Plone Conference 2012 (em inglês), com alunos da Alemanha, Belgica, Holanda, Noruega, Italia, Quenia e Brasil :)

Download: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Trovas do Xiru
Hey There!
What is This?